Autores: Ana Laura Cesar Costa Gonçalves e Monique Gonçalves Ricci

O que é o Coachella?

Abril é o mês de um dos maiores eventos de música do mundo, o Coachella! Acontecendo em dois finais de semana consecutivos, o primeiro de 12/04 a 14/04 e depois 19/04 a 21/04, o festival se passa no deserto da Califórnia, mais especificamente no Coachella Valley, e sempre conta com uma line-up lotada de grandes artistas.
A primeira edição do festival aconteceu em 1999 com duração de apenas um final de semana, nos dias 09 e 10 de outubro, e contou com a participação de artistas como Rage Against The Machine, Beck, Tool e The Chemical Brothers.

Quais os principais artistas que participaram do festival?

Na edição de 2024, os headliners – artistas considerados atração principal – foram a cantora Lana Del Rey, que se apresentou nas duas sextas-feiras e trouxe como participação especial surpresa a cantora Billie Eilish – o que levou os fãs das duas musas do pop à loucura! -, o rapper Tyler, The Creator, que fez seu show aos sábados, e por fim, a cantora Doja Cat, que se apresentou aos domingos, fechando o festival.
Porém, não foram só esses artistas que fizeram o festival acontecer e com o passar do dia vários outros grandes nomes subiram ao palcos, como os artistas Sabrina Carpenter, J Balvin, Tyla e a cantora brasileira Ludmilla, que levou o funk brasileiro para o deserto da Califórnia nos domingos!
Lud foi a primeira mulher afro-latino americana a subir no palco principal do Coachella e o show, que contou com um áudio da diva pop Beyoncé para abertura, discurso da deputada Erika Hilton e uma tecnologia de ponta, foi repleto dos hits da artista.

Transmissão do evento

O festival conta com a presença de jovens-adultos, sendo seu público alvo entre 20 e 30 anos que apreciam o melhor da música pop atual.
Para aqueles que não puderam estar presentes no evento, ou que preferiram não enfrentar as drásticas temperaturas do deserto californiano, os shows foram transmitidos gratuitamente no canal oficial do Coachella no Youtube de maneira simultânea. Ou seja, o telespectador teria acesso a todos os palcos, podendo escolher seu show favorito para acompanhar, ou até mesmo ter um gostinho de todos os shows ao mesmo tempo e não perder nada.
As transmissões ficarão salvas para que os fãs possam assisti-las quando quiserem, podendo ter um pedacinho da experiência do evento em qualquer hora e lugar.

Coachella e a movimentação da economia

Além dos destaques para os artistas, o festival se tornou uma importante alavanca para a economia local, uma vez que ocorre em uma pequena cidade, com menos de 90 mil habitantes. O alto fluxo de turistas no curto período de tempo em que ocorre o evento gera uma expansão no mercado hoteleiro e alimentício, proporcionando uma valorização dos pequenos comerciantes na cidade de Coachella.
Também não se pode deixar de destacar a importância do evento para a indústria da moda. São em festivais, como o Coachella, que os “olheiros” de grandes marcas observam as principais tendências entre os jovens, quais os estilos dominantes de roupas, e novas ideias para as próximas coleções.
Além disso, grandes marcas aproveitam o evento para desenvolver seu marketing, através de patrocínio para os artistas ou até mesmo tendas com a divulgação de suas novas peças, até porque em um evento como o Coachella o que as pessoas mais querem é serem vistas.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *