Autor: Laryssa Tiengo

O quadro foi feito por Jonathan Yeo, um dos pintores mais renomados da Grã-Bretanha. O artista já retratou diversas celebridades, desde atores a políticos, e até outros membros da família real, como a Rainha Camilla. Em seu trabalho mais recente, Yeo teve que sair de seu aconchegante estúdio e ir atrás de seu modelo, o Rei Charles III.

Fonte: Divulgação do Palácio de Buckingham

O retrato foi relevado pelo Palácio de Buckingham no dia 14 de maio deste ano, sendo o primeiro desde a coroação do rei. Yeo iniciou a obra quando Charles ainda era Príncipe de Gales, escolhendo apresentar o monarca com o uniforme da Guarda Galesa segurando uma espada, com um fundo vermelho que funde com a cor da vestimenta, enquanto uma borboleta paira acima de seu ombro.

O pintor explica que assim como a borboleta, o retrato transmite a ideia de evolução e transição, justamente por ter sido feito quando o modelo saía da posição de herdeiro do trono para o monarca oficial. Também quis contrastar as tradições do retrato real com a monarquia do século XXI, refletindo a humanidade da majestade.

Yeo foi contratado pela The Drapers’ Company, visando comemorar o 50º aniversário da adesão de Charles na instituição filantrópica – que financia iniciativas educacionais, ressocialização e reeducação de criminosos na sociedade, cuidado e proteção a idosos. A obra será exposta ao público de 16 de maio a 14 de junho em Philip Mold Gallery, localizado em Londres. Mais tarde, ficará no Drapers’ Hall junto a outros retratos reais.

No vídeo divulgado pelo Palácio, o monarca releva a obra e estremece ao vê-la. Apesar disso, o artista diz que o rei e a rainha estão contentes com o resultado final; em suas palavras, Camilla afirma que ele capturou a mensagem desejada e Charles, apesar de surpreso com a cor, sorria com aprovação. Para os internautas, o quadro não causa nada além de uma certa estranheza.

“Parece que nosso rei está queimando no inferno”, uma pessoa escreve na postagem da família real. Outro insinua que o vermelho representa o sangue nas mãos reais, por todo o período de colonialismo e apoio a guerras. Alguns criam teorias da conspiração, comparando com o próprio diabo. Existem aqueles que fazem piada, referenciando-se a conversa de teor sexual entre os monarcas que foi vazada durante o início da década de 90, conhecida como o “escândalo do absorvente interno”.

Não é a primeira vez que Jonathan Yeo faz obras polêmicas, como quando homenageou o ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, fazendo uma colagem a partir de recortes de revistas pornográficas. Entretanto, mesmo as artes feitas com seriedade, ele apresenta a característica de conformidade entre as cores do sujeito com o fundo da tela. Para a opinião popular, ainda não é uma escolha de bom tom, devido as situações difíceis que o rei vem passando.

Referências:

CNN Brasil. Primeiro retrato oficial do rei Charles III desde a coroação divide opiniões, 2024. Disponível em:
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/primeiro-retrato-oficial-do-rei-charles-iii-desde-a-coroacao-divide-opinioes/

Folha de S. Paulo. Quem é Jonathan Yeo, que fez retrato de rei Charles 3º e é disputado por celebridades, 2024. Disponível em:

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2024/05/quem-e-jonathan-yeo-que-fez-retrato-de-rei-charles-3o-e-e-disputado-por-celebridades.shtml

O Antagonista. Primeiro retrato oficial do rei Charles III é recebido com espanto, 2024. Disponível em:

https://oantagonista.com.br/mundo/primeiro-retrato-oficial-do-rei-charles-iii-e-recebido-com-espanto/


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *