Autor: Alexandre Marega.
O Brasil foi escolhido para sediar a décima edição da competição da FIFA.
No dia 17 de maio de 2024, o Brasil superou a candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda e foi definido como sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA, que acontecerá em 2027, em votação ocorrida em Bangkok, Tailândia. Esta será a décima edição do torneio a qual nunca havia sido sediada em um país sul-americano. A competição já foi sediada em duas oportunidades pela China (1991 e 2007), uma vez pela Suécia (1995), duas vezes pelos Estados Unidos (1999 e 2003), uma vez pela Alemanha (2011), uma vez pelo Canadá (2015), uma vez pela França (2019) e uma vez pela Austrália e Nova Zelândia, que sediaram juntas a última edição, ocorrida em 2023.
A proposta de candidatura do Brasil presume a utilização de dez estádios:
- Arena Castelão (Fortaleza)
- Arena Corinthians (São Paulo)
- Arena da Amazônia (Manaus)
- Arena Fonte Nova (Salvador)
- Arena Pantanal (Cuiabá)
- Arena Pernambuco (Recife)
- Beira-Rio (Porto Alegre)
- Mané Garrincha (Brasília)
- Maracanã (Rio de Janeiro)
- Mineirão (Belo Horizonte)
É previsto que a abertura ocorra em 24 de junho de 2027, e a final em 25 de julho de 2027, sendo as duas partidas no Maracanã.
O torneio, que teve sua primeira edição no ano de 1991, já teve 5 diferentes seleções campeãs: Estados Unidos – 4 títulos; Alemanha – 2 títulos; Noruega, Japão e Espanha – 1 título.
O Brasil terá a oportunidade de vencer sua primeira Copa do Mundo Feminina em casa. Na última edição, a seleção brasileira, que possuía altas expectativas de se tornar campeã, acabou sendo eliminada precocemente, na fase de grupos, com 1 vitória, 1 empate e uma derrota. Por ser o país sede, o Brasil está automaticamente classificado para a competição.
0 comentário