Autor: Milena Alegre

O que é um lar?
Definido no dicionário como lugar onde se vive ou terra pátria. Para o imigrante, lar se torna um sentimento complexo, marcado pelo abandono de suas raízes em detrimento das vivências que só a imigração lhe proporciona.

A própria etimologia da palavra “imigrante” reflete essa condição. Oriundo do termo migrare, que tem como significado “mudar de residência/condição”, o imigrante tem sua história marcada por uma mudança de residência, em âmbito internacional, ou seja, mudando para outro país, estabelecendo-se em uma nova cultura, mas sem abandonar a sua própria.

Os motivos da imigração são diversos, mas as razões que principalmente se sobressaem são: a buscas por melhores qualidades de vida (movimento extremamente forte durante a formação das Américas, como a chegada dos mais diversos povos no próprio Brasil em 1800s) e daqueles que foram obrigados a deixar seus países por questões de guerras e conflitos adversos (grupo denominado como refugiados). O fator que fica em questão seria: essas pessoas deixaram suas casas, seus países, para dar início à uma vida nova, em
um lugar completamente desconhecido, como o Brasil.

Somos formados pela miscigenação, portugueses, indígenas e africanos que foram os primeiros a marcarem essa mistura cultural, mas não demorou muito para que os asiáticos e demais europeus também tivessem tamanha representatividade em nosso território. Só de japoneses, possuímos mais de 2 milhões de descendentes em nosso território, sendo considerada a maior comunidade Nikkei fora do Japão. A maioria deles moram dentro do estado de São Paulo que acaba ocasionando em uma influência principalmente nas áreas da na agricultura, ciências, cultura, religião e culinária.

E, para homenagear cada uma dessas pessoas, hoje (25/06), é comemorado o Dia do Imigrante, que é garantido por lei. No estado de São Paulo, isso ocorre graças ao Decreto nº 30.128, de 14/11/1957, que entende a construção de seu estado foi por mãos imigrantes.

Como afirma Joseane Schuck Pinto, em sua matéria crítica sobre o dia nacional do imigrante intitulada como “Dia Nacional do Imigrante: o que podemos comemorar em contextos e acirramentos de crises?”: “atores ou sujeitos envolvidos neste contexto de deslocamentos e deslocados são pessoas e merecem ter a dignidade humana assegurada. Migrar é um direito humano, como bem reconhecem os instrumentos internacionais de proteção humana”.

Ainda sobre São Paulo, a capital do estado possui o Museu da Imigração, espaço que um dia já foi uma hospedaria localizada estrategicamente entre as duas linhas férreas que vinham do porto durante 1900s. Hoje, o local relembra a história desses imigrantes que buscavam uma melhoria de vida em nosso solo, que na época, garantia grandes oportunidades para essas populações, criando políticas públicas voltadas especificamente para comodidade e satisfação dessas pessoas.

No museu podemos contar com a exposição permanente, que tem como tema: “Migrar: Experiências, Memória e Identidades”, que proporciona relembrar a trajetória de migrantes nacionais e estrangeiros, aproximando-as de suas próprias experiências e fomentando diálogos sobre cultura, respeito e diversidade.
Destaco também outras duas exposições que o museu traz nesse período de homenagem: “Pertencimentos Transnacionais: movimentos e ritmos na música africana” em catálogo até 31 de agosto de 2024, e a demonstração virtual: “Bilhetes de Viagem”, que pode ser acessada em: https://museudaimigracao.org.br/exposicoes/virtuais/bilhetes-de-viagem

Referências
MUSEU DA IMIGRAÇÃO. Migrante, imigrante, emigrante, refugiado, estrangeiro:
qual palavra devo usar? Disponível em:
https://museudaimigracao.org.br/blog/migracoes-em-debate/migrante-imigranteemigrante-refugiado-estrangeiro-qual-palavra-devo-usar.
PINTO, Joseane Schuck. Dia Nacional do Imigrante: o que podemos comemorar em
contextos e acirramentos de crises? In: MIGRAMUNDO, 25 jun. 2020. Disponível em:
https://migramundo.com/dia-nacional-do-imigrante-o-que-podemos-comemorar-emcontextos-e-acirramentos-de-crises/.
SÃO PAULO (Estado). São Paulo tem cerca de 1 milhão de japoneses e descendentes.
Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/estado-temcerca-de-1-milhao-de-japoneses-edescendentes/#:~:text=No%20Brasil%20vivem%20mais%20de,com%20um%20milh%
C3%A3o%20de%20pessoas.
SÃO PAULO. Decreto nº 30.128, de 14 de novembro de 1957. Institui o Dia do
Imigrante. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 1957.
Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1957/decreto30128-
14.11.1957.html#:~:text=%22INSTITUI%20O%20%22%22DIA%20DO%20IMIGRA
NTE%22%22%22&text=Considerando%20que%20todos%20os%20pa%C3%ADses,A
gricultura%2C%20anualmente%2C%20na%201


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *