Autor: Ana Laura Gonçales e Monique Ricci

 

Nos dias 28 de agosto ao dia 7 de setembro, aconteceu, na Itália, a 81ª edição do Venice Film Festival, em português “Festival Internacional de Cinema de Veneza”, o mais antigo festival de cinema do mundo e um dos mais influentes da indústria cinematográfica, fazendo parte dos chamados “Três Grandes” ao lado do Festival de Cannes e o Festival Internacional de Cinema de Berlim, com o diferencial de que além da exibição, os filmes também concorrem a prêmios de grande importância para a indústria.

 Segue abaixo a lista de cada categoria de premiação e dos vencedores:

  • Leão de Ouro de Melhor Filme: “The Room Next Door”, de Pedro Almodóvar
  • Leão de Prata de Melhor Diretor: Brady Corbet, pelo filme “The Brutalist”
  • Grande Prêmio do Júri: “Vermiglio”, de Maura Delpero
  • Prêmio Especial do Júri: “April”, de Déa Kulumbegashvili
  • Copa Volpi de Melhor Atriz: Nicole Kidman, por “Babygirl”
  • Copa Volpi de Melhor Ator: Vincent Lindon, por “The Quiet Son”
  • Melhor Roteiro: Murilo Hauser e Heitor Lorega, pelo filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”
  • Prêmio Marcello Mastroianni (de atuação iniciante): Paul Kircher, por “And their Children After Them”

O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” se destacou como um dos grandes favoritos, ovacionado e aplaudido de pé após sua exibição no evento. Dirigido por Ana Costa, a obra tem encantado críticos e público com sua narrativa envolvente e atuações poderosas. 

A trama, que explora a resiliência e as complexidades das relações humanas em um cenário de adversidade, segue a vida de Clara, uma jovem que retorna à sua cidade natal após uma longa ausência, motivada pela doença terminal de sua mãe, Isabel. À medida que Clara se reconecta com o passado e com pessoas que deixou para trás, ela começa a enfrentar antigos traumas e reconciliações complexas. Além disso, ganha destaque no enredo os temas de família, perda e o impacto do tempo nas relações humanas. Com uma abordagem sensível e profunda, o filme mergulha nas nuances da dor e da esperança, mostrando a jornada emocional de uma mulher em busca de entendimento e paz interior. Diante dos destaques, a obra brasileira conquistou o Leão de Ouro de Melhor Roteiro, além de prêmios individuais para a atriz principal, Sofia Lima, e o roteirista, Lucas Silva. A aclamada recepção de “Ainda Estou Aqui” supera estigmas e reforça o papel crescente do cinema brasileiro no cenário internacional. 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *