A Segunda parte do “mata-mata”  do torneio trouxe surpresas e consequências que repercutem pelo mundo em uma competição que vai além do esporte.

Por: Alexandre Marega Belem e Áquila Pires Manvailer.

Giro da rodada

Nesta última semana, mais precisamente na terça-feira (16/04) e na quarta-feira (17/04), aconteceram as partidas que definiram os semifinalistas da mais prestigiada competição futebolística do mundo: a Liga dos Campeões da União das Associações Europeias de Futebol (UEFA). Os confrontos ocorreram entre Barcelona x Paris Saint-Germain, Atlético de Madrid x Borussia Dortmund, Bayern de Munique x Arsenal, além do mais esperado de todos das quartas-de-finais: Manchester City x Real Madrid. É importante ressaltar que esse último colocou frente a frente os campeões das duas últimas edições da competição, e por isso a maioria dos holofotes estavam apontados para este embate, que envolveu alguns dos melhores jogadores do planeta, como Haaland, De Bruyne, Rodri, Bernardo Silva e Foden pelo lado dos ingleses, e Bellingham, Vinicius Junior, Rodrygo pelo lado dos espanhóis.

 

Este último confronto se repetiu nos últimos dois anos da mesma competição, com uma classificação do Real Madrid, em 2022, e uma do Manchester City, em 2023. Nesta edição do campeonato, a partida de ida, realizada no Santiago Bernabéu – na Espanha – terminou em um empate por 3 a 3, em um confronto movimentadíssimo e eletrizante, como já era esperado antes do jogo. Foi descrito por alguns fãs do esporte como “o melhor jogo do ano”. A partida de volta acabou em 1 a 1 no tempo normal, em um jogo movimentado com pressão do clube inglês do começo ao fim, resultado que levou o jogo para a prorrogação. Entretanto, nenhum dos clubes alterou o placar na prorrogação. Assim, o confronto se encaminhou para os pênaltis. Nas cobranças de penalidades o Real Madrid se sobressaiu, vencendo o clube inglês por 4 acertos a 3. Desse modo, o Real Madrid se classificou diante do atual campeão europeu, o que foi considerado por muitos uma grande surpresa, e segue em busca de seu décimo quinto título da competição.

 

Já o duelo entre Bayern de Munique e Arsenal teve sua partida de ida realizada em Londres, com um empate por 2 a 2 entre os alemães e os ingleses.  A partida de volta, ocorrida na Baviera, um estado da Alemanha, acabou com vitória do Bayern pelo placar de 1 a 0, o que garantiu a classificação do clube alemão. Vale salientar que, caso o Bayern vença o título, empatará com o Milan em número de taças, se tornando o segundo maior vencedor ao lado do clube italiano.

 

O confronto entre Barcelona e Paris Saint-Germain – que tinha presente Kylian Mbappe, considerado por muitos o melhor jogador do planeta atualmente – teve seu primeiro jogo realizado na França, com vitória dos visitantes: 3 a 2 para o Barcelona, com doblete do brasileiro Raphinha, que nunca havia marcado gols na UEFA Champions League. Vale ressaltar que o clube francês nunca venceu a Champions League. Já a partida de volta, no Estádio Olímpico Lluis Companys, em Barcelona, acabou com um resultado surpreendente: vitória do Paris Saint-Germain pelo placar de 4 a 1, com dois gols do craque Mbappe. O zagueiro uruguaio Ronald Araújo, atleta do Barcelona, foi expulso aos 29 minutos do primeiro tempo, o que deu condições para que o clube francês goleasse o clube espanhol. Dessa forma, o clube de Paris segue vivo na competição, e ainda sonha com o título inédito do campeonato europeu.

 

O embate entre Atlético de Madrid e Borussia Dortmund teve seu primeiro jogo realizado na Espanha, com vitória dos donos da casa por 2 a 1. Na partida de volta, realizada no estádio Signal Iduna Park, em Dortmund, o clube alemão exerceu a vantagem de jogar em seu estádio e venceu pelo placar de 4 a 2. Assim, o Borussia Dortmund se classificou para as semifinais da UEFA Champions League, e vai em busca de seu segundo título da competição.

 

Os confrontos das semifinais já estão definidos: Paris Saint-Germain enfrenta o Borussia Dortmund, e o clube francês decide em casa. Já o Real Madrid enfrenta o Bayern de Munique, e o confronto de volta ocorre na Espanha. A final da competição ocorre no dia 1º de junho, no Estádio de Wembley, em Londres.

Impactos Econômicos e Históricos.

A Liga dos Campeões das Associações de Futebol da União Europeia arrecada mais de 2 bilhões de euros por ano, impactando indiretamente, de forma significativa, diferentes setores da economia europeia e mundial em questões logísticas, de infraestrutura e de turismo. Mais de 400 milhões de pessoas assistem à final da competição todo ano, fazendo com que, não só ela seja a maior competição anual de esportes do mundo, como também que seu impacto cultural e social seja inigualável.

 

Vários motivos colaboram para que o impacto econômico da competição seja maior do que o impacto da Copa do Mundo da FIFA, como a centralização de transmissão, a criação e mercantilização de uma identidade forte e única ao longo das décadas e atração global, tanto de patrocínios como espectadores.

 

A competição surgiu com um formato diferente do atual no ano de 1955, com o nome de “Taça dos Clubes Campeões Europeus, em uma tentativa de unir as maiores potências futebolísticas europeias em uma única competição financeiramente viável. Nas últimas duas décadas, o evento cresceu como nenhum outro evento esportivo do mundo. 

 

Dito isso, a Competição tem um histórico de desbalancear as competições domésticas de futebol: as equipes que atraem mais espectadores recebem maior incentivo financeiro. Onde a diferença era outrora pequena, hoje segundo John Vrooman – professor de economia que lecionava algumas aulas com foco em economia do esporte –  em sua tese “Teoria do Jogo Bonito”, os maiores times da Inglaterra recebem até 5 vezes mais que times como Zenit ou Dínamo de Kiev pelas mesmas metas cumpridas. Tal dinheiro sendo reinvestido pelos clubes maiores, é gerado um ciclo vicioso que põe em xeque a soberania e independência de ligas e times de menor expressão. 


1 comentário

Matheus Arouca Buchala · abril 19, 2024 às 11:33 pm

Ótima matéria. Hala Madrid y nada más 🙅

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *